fbpx
17 de setembro de 2021

Sonda Juno Registra Duas Massivas e Impressionantes Tempestades em Júpiter

Essa imagem do turbulento hemisfério sul de Júpiter foi capturada pela sonda Juno da NASA enquanto ela realizava o seu mais recente sobrevoo do Gigante Gasoso em 21 de Dezembro de 2018.

Essa nova perspectiva registra a notável Grande Mancha Vermelha, bem como uma massiva tempestade chamada de Oval AB. A tempestade atingiu seu tamanho atual quando três tempestades menores colidiram e se fundiram no ano de 2000. A Grande Mancha Vermelho, que tem cerca do dobro de tamanho da Oval AB, pode ter se formado através desse mesmo processo, séculos atrás.

A Juno registrou a Oval AB, em outra imagem em 7 de Fevereiro de 2018. As regiões turbulentas ao redor, e até mesmo a forma da tempestade, mudaram de forma significante. A Oval AB se transformou nos últimos meses mudando sua cor de um tom avermelhado para uma coloração branca mais uniforme.

A Juno fez três imagens para produzir essa visão colorida e realçada de Júpiter no dia 21 de Dezembro de 2018, entre as 15:32 e 15:42 hora de Brasília. No momento em que as imagens foram feitas a sonda passou entre 38300 km e 55500 km do topo das nuvens do planeta, entre as latitudes, 49.9 graus e 59.59 graus no hemisfério sul do planeta.

Os cientistas cidadãos Gerald Eichstädt e Seán Doran criaram essa imagem final usando os dados brutos do imageador JunoCam da sonda Juno.

As imagens brutas da JunoCam estão disponíveis para que o público possa processá-las em:

http://missionjuno.swri.edu/junocam.

Mais informações sobre a Juno, você encontra em: http://www.nasa.gov/juno e http://missionjuno.swri.edu.

Créditos da Imagem: NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Gerald Eichstädt/Seán Doran

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/juno-s-latest-flyby-of-jupiter-captures-two-massive-storms

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo