fbpx

Sonda Juno da NASA Que Explorará Júpiter Está Acoplada e Pronta Para o Lançamento

A sonda Juno da NASA completou sua última e significante jornada na Terra, no dia 27 de Julho de 2011, com uma viagem de 25 km, desde o Astrotech Space Operations em Titusville na Flórida até a sua base de lançamento no Cabo Canaveral. A sonda Juno que usa como força o vento solar e a radiação solar foi colocada com sucesso e com segurança no topo do seu foguete às 11:42, hora de Brasília.

A sonda Juno chegará a Júpiter em Julho de 2016 e orbitará os polos do planeta 33 vezes com o objetivo de aprender mais sobre o interior desse planeta gigante gasoso, sua atmosfera e as auroras que também ocorrem em Júpiter.

“Nós estamos prestes a iniciar nossa viagem para Júpiter com o objetivo de desvendar os segredos do início do Sistema Solar”, disse Scott Bolton, o principal pesquisador da missão do Southwest Research Institute em San Antonio. “Após oito anos de desenvolvimento, a sonda está pronta para a sua importante missão”.

Agora que a sonda Juno está acoplada ao foguete Atlas mais poderoso já construído, o United Launch Alliance Atlas V 551, uma grande quantidade de testes e checagens irão começar para confirmar que tudo está certo para o lançamento. A série final de testes começa na quarta-feira, com um teste funcional na base de lançamento. O teste é desenvolvido para confirmar que a sonda está saudável após o abastecimento, o processo de ser encapsulada e as operações relativas ao transporte.

“O teste funcional na base de lançamento é o primeiro de sete testes e revisões que a Juno e a sua equipe de voo irá realizar durante os últimos 10 dias da sonda na Terra”, disse Jan Chodas, gerente de projeto da Juno no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena na Califórnia. “Existem inúmeras atividades pré-lançamento que ainda precisam ser feitas, mas a equipe está mesmo animada pois os dias finais de preparação que veem sendo antecipado por anos, finalmente chegaram. E todos estão prontos para o lançamento”.

O período de lançamento da sonda Juno se inicia em 5 de Agosto de 2011, e se estende até 26 de Agosto de 2011. Para um lançamento no dia 5 de Agosto de 2011 a janela de lançamento ficará aberta das 12:34 até as 13:43, hora de Brasília.

O JPL administra a missão Juno através do pesquisador principal Scott Bolton. A missão Juno é parte do New Frontiers Program, administrado pelo Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, Ala. A empresa Lockheed Martin Space Systems de Denver construiu a sonda. A administração do lançamento da missão é de responsabilidade do Launch Services Program da NASA, que funciona no Centro Espacial Kennedy da agência na Flórida. O JPL é uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena.

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2011-229

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .