fbpx

Sonda Juno da NASA Levará Três Figuras Importantes Em Sua Viagem Para Júpiter

A sonda Juno da NASA que irá explorar o planeta Júpiter levará consigo miniaturas feitas em lego que representam as imagens de Galileu Galilei, o deus romano Júpiter e a sua esposa Juno, quando a sonda decolar na sexta-feira dia 5 de Agosto de 2011. A inclusão dessas três miniaturas é parte do programa educacional conjunto entre a NASA e o Grupo LEGO para inspirar as crianças a explorarem a ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Na mitologia grega e romana, Júpiter desenhou um véu de nuvens ao seu redor para esconder sua maldade. Do Monte Olympus, Juno foi capaz de espiar através das nuvens e revelar a verdadeira natureza de Júpiter. Juno segura uma lupa para buscar a verdade, enquanto seu marido segura um raio. O terceiro membro feito em LEGO da expedição Juno é Galileu Galilei, Galileu fez algumas descobertas importantes sobre o planeta Júpiter incluindo a descoberta de seus quatro maiores satélites, denominados então de Luas Galileanas em sua homenagem. Claro que a miniatura de Galileu leva na sua mão um telescópio.

O período de lançamento da Juno abre no dia 5 de Agosto de 2011 e se estende até dia 26 de Agosto de 2011. Para o lançamento em 5 de Agosto de 2011, a janela de lançamento abre às 12:34 e fica aberta até as 13:43, hora de Brasília. A sonda espera chegar em Júpiter em 2016. A missão irá investigar a origem do planeta gigante gasoso, sua estrutura, sua atmosfera e a sua magnetosfera. A câmera colorida que viajará a bordo da sonda Juno fará imagens detalhadas de Júpiter, incluindo observações dos polos do planeta.

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2011-241&cid=release_2011-241&msource=11241

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .