fbpx

Sonda Juno da NASA em Seu Caminho Até Júpiter Olha Para Traz e Faz Imagem do Par Terra-Lua


Em seu caminho em direção ao maior planeta do Sistema Solar, Júpiter, a sonda da NASA Juno, gastou um tempo para capturar uma imagem que já é tradicional de ser feita pelas sondas que passeiam pelo Sistema Solar, uma imagem da Terra e de seu satélite companheiro, a Lua.

“Essa é uma imagem marcante que não se vê todo o dia”, disse Scott Bolton, principal pesquisador da Juno do Southwest Research Institute em San Antonio. “Essa imagem do nosso planeta mostra como a Terra parece quando vista de longe, ilustrando uma perspectiva especial do nosso papel e do nosso local no universo. Nós estamos vendo uma bela imagem de nós mesmos”.

A imagem foi feita usando a câmera da sonda, a JunoCam no dia 26 de Agosto de 2011, quando a sonda estava a aproximadamente 9.66 milhões de quilômetros de distância da Terra. A imagem foi feita como parte da checagem da missão da sonda Juno feita pela sua equipe de cientistas. A equipe conduziu checagens iniciais e detalhadas dos instrumentos da sonda e de seus subsistemas depois do lançamento acontecido em 5 de Agosto de 2011.

A Juno cobriu a distância entre a Terra e a Lua, aproximadamente 402000 quilÔmetros em menos de um dia. Já para percorrer os próximos 2800 milhões de quilômetros a sonda gastará outros cinco anos e então chegará em Júpiter. A sonda orbitará os polos do planeta 33 vezes e usará oito instrumentos científicos para pesquisar o planeta gigante gasoso abaixo da sua cobertura de nuvem e assim poderá aprender mais sobre a sua origem, estrutura, atmosfera e magnetosfera, além de procurar por um potencial núcleo sólido planetário no seu interior.

A sonda Juno usará a energia solar como fonte para chegar até Júpiter, a sonda foi lançada no dia 5 de Agosto de 2011 às 13:25, hora de Brasília desde o Cape Canaveral Air Force Station na Flórida, momento que deu início aos cinco anos de jornada da sonda até Júpiter.

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2011-271&cid=release_2011-271&msource=11271&tr=y&auid=9405191


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .