fbpx

Sonda Indiana Chandrayaan-2 Começa A Fazer Estudos Espectroscópicos da Superfície da Lua

O instrumento Imaging Infrared Spectrometer, IIRS, que viaja a bordo da sonda Chandrayaan-2 foi desenvolvido para medir parte da luz do Sol que é refletida e emitida pela superfície lunar em bandas contíguas e curtas, variando de 800 a 5000 nanômetros. O instrumento usa uma malha para dividir e dispersar a luz do Sol refletida, e o componente emitido em diferentes faixas espectrais. O maior objetivo do IIRS é entender a evolução e a origem da Lua num contexto geológico mapeando a composição mineral e de voláteis da superfície lunar, usando para isso as assinaturas no espectro solar refletido.

A primeira imagem iluminada da superfície lunar foi adquirida pelo IIRS. A imagem cobre uma parte do lado oculto da Lua no hemisfério norte. Algumas crateras proeminentes podem ser vistas na imagem.

As análises preliminares sugerem que o IIRS pode com sucesso medir as variações na radiação solar refletida que é rebatida pela superfície lunar a partir de diferentes feições como os picos centrais de crateras, o assoalho das crateras, o material ejetado e retrabalhado associado com pequenas crateras dentro de crateras menores, e até mesmo dos anéis iluminados pelo Sol das crateras. As variações na radiância espectral ocorrem primariamente devido à variações na composição e na mineralogia que existe na superfície lunar e também devido a efeitos do intemperismo espacial. Análises posteriores mais detalhadas poderão fornecer importantes resultados para a caracterização da heterogeneidade da composição da superfície lunar.

Fonte:

https://www.isro.gov.in/update/17-oct-2019/chandrayaan-2-begins-spectroscopic-studies-of-lunar-surface

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .