fbpx

Sonda Dawn Registra Material Escuro Misterioso na Superfície do Asteroide Vesta

material_escuro_vesta_01

observatory_15010585Um novo estudo das imagens feitas pela missão Dawn da NASA do asteroide Vesta, está examinando o impressionante material escuro como carvão que mancha a superfície do asteroide gigante. Os cientistas estão usando as imagens feitas pela câmera de enquadramento da sonda Dawn para entender o ambiente de impacto no início da evolução do Vesta.

Nas análises mais compreensivas do material escuro feitas até hoje, os cientistas da Dawn o descrevem como sendo um material rico em carbono que tende a aparecer ao redor da borda de duas gigantescas bacias de impacto localizadas no hemisfério sul de Vesta. As análises sugerem que o material escuro foi na sua maior parte provavelmente gerado por um objeto que criou a mais velha das duas bacias, conhecida como Veneneia, a aproximadamente 2 a 3 bilhões de anos atrás. Parte desse material foi posteriormente coberto pelo impacto que gerou a mais nova das bacias, a Rheasilvia.

material_escuro_vesta_02

O artigo publicado na edição de Novembro-Dezembro de 2012 da revista Icarus, e que se encontra no final do post para ser lido e baixado, foi escrito por Vishnu Reddy do Max Planck Institute for Solar System Research, em Katleburg-Lindau, na Alemanha e da Universidade da Dakota do Norte em Grand Forks.

A sonda Dawn orbitou o asteroide Vesta por mais de um ano, e partiu em Setembro de 2012. A Dawn está agora no caminho para o planeta anão Ceres onde deve chegar no começo de 2015.

material_escuro_vesta_03

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?release=2013-001

alma_modificado_rodape10585

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo