fbpx

Sonda Dawn Mede a Temepratura da Cratera Tarpeia em Vesta

Essa imagem colorida feita pela sonda Dawn da NASA mostra a variação de temperatura na Cratera Tarpeia, perto do polo sul do gigantesco asteroide Vesta. Obtida pelo espectrômetro de mapeamento visível e infravermelho os dados mostram as áreas mais quentes em branco, com uma temperatura de aproximadamente menos 10 graus Fahrenheit, ou aproximadamente menos 23 graus Celsius. As áreas mais escuras são mais frias, com temperaturasabaixo dos menos 150 graus Fahrenheit, ou menos 100 graus Celsius.

As variações nas tonalidades de vermelho indicam a intensidade da luz emitida no comprimento de onda de 5 mícron, que indica a temperatura da superfície.

O espectrômetro de mapeamento infravermelho e visível obteve essa imagem durante a fase LAMO, ou seja, Low Altitude Mapping Orbit da sonda Dawn ao redor de Vesta no dia 5 de Fevereiro de 2012 a uma distância de aproximadamente 210 quilômetros de altura.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2291.html

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .