fbpx

Sonda Dawn da NASA Faz Imagem Colorida Falsamente da Região Equatorial do Asteroide Vesta


A sonda Dawn da NASA obteve essa imagem em cor falsa com sua câmera de enquadramento em 25 de Julho de 2011. A imagem à esquerda foi feita através do filtro limpo da câmera e a versão colorida falsamente à direita é composta de imagens feitas através de três filtros coloridos compostos para dar a razão de cores da imagem.

Nessa imagem de cor falsa, foi usado o padrão RGB, ou Reg-Green-Blue, onde a cor vermelha foi usada para a razão de brilho de comprimento de onda de 750 nanômetros para o brilho de 440 nanômetros, o verde é usado para a razão de brilho de 750 nanômetros para 920 nanômetros e o azul é usado para a razão de brilho de 440 nanômetros para 750 nanômetros. As tonalidades em azul e vermelho capturam a continuidade visível e as tonalidades em verde capturam a intensidade relativa das absorções ferrosas na banda de 1 mícron. A imagem tem uma resolução de aproximadamente 490 metros por pixel.


Fonte:

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA14677

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .