Sonda Cassini Sobrevoa Encélado em 2009 e Registra Plumas em Detalhe

A sonda Cassini sobrevoou em 2 de Novembro de 2009 a lua de Saturno chamada Encélado e mandou imagens incríveis para a Terra. Nos ano seguinte, 2010, a Cassini sobrevoou outras vezes o satélite sempre enviando belas imagens. Mas essa aqui tem um caráter especial pois foi a primeira vez que se viu em detalhe as plumas emitidas pela região polar sul do satélite. Outro fato interessante dessa imagem é que devido a iluminação do Sol, pode-se ver a lua de Saturno como se estivesse em uma fase crescente, com uma fina porção brilhante enquanto que a maior parte do satélite se mantém escura, mas mesmo assim é possível observar suas características. Esse tipo de iluminação favoreceu ainda mais para se observar os detalhes das plumas emitidas por Encélado, pois foi possível observá-las em contraste com o fundo escuro do satélite. Essa imagem na época estava sem processamento e sem calibração. Essa ausência de processamento também é interessante, pois ao aplicar filtros para remoção de ruídos ou para realce de feições pode-se acabar alterando porções indesejáveis da imagem. Essa imagem foi feita quando a Cassini passava a 100 quilômetros acima da superfície de Encélado. Desde a descoberta das plumas em 2005, os cientistas registram de maneira constante esses jatos enigmáticos. Sobrevoos anteriores detectaram vapor de água, sódio e moléculas orgânicas, mas os cientistas precisam saber mais sobre a composição das plumas  e sobre a sua densidade para caracterizar sua fonte, possivelmente um oceano líquido localizada abaixo da superfície congelada do satélite. Créditos da Imagem: NASA/JPL/Space Science Institute.

Fonte:

http://www.nasaimages.org/luna/servlet/detail/NVA2~34~34~79519~135825?qvc=lc:NVA2~34~34

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.