Sonda Cassini Registra Três Luas do Sistema de Saturno (Réia, Encélado e Dione)

A sonda Cassini observou três luas de Saturno se pondo contra o lado escuro do planeta nessa imagem feita em Abril de 2011.

O planeta Saturno aparece na parte esquerda da imagem, mas ele está muito escuro para ser observado. Réia, com 1528 km de diâmetro é o satélite mais próximo da Cassini nessa imagem e aparece grande no centro da imagem. Encélado, com 504 km de diâmetro está a direita de Réia. Dione com 1123 km de diâmetro está a esquerda de Réia e aparece parcialmente obscurecido por Saturno.

Essa imagem foi feita com a sonda Cassini apontada para o norte, pode-se ver o lado iluminado dos anéis de Saturno já que a imagem foi feita um pouco acima do plano dos anéis.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_1989.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.