fbpx

Sonda Cassini Registra Satélite Pandora Dividindo o Palco Com Os Raios Fantasmas dos Anéis de Saturno


A lua de Saturno, Pandora, compartilha o palco com os raios fantasmagóricos do Anel B do planeta nessa cena observada pela sonda Cassini da NASA.

Pandora, com 81 km de diâmetro, está à esquerda na imagem. Os raios são marcas radiais visíveis na parte direita da imagem. As duas imagens abaixo mostram esses raios de outro ponto de vista.

A imagem foi feita usando um esquema de compressão que reduz o tamanho do arquivo da imagem para ser gravado com maior facilidade pelo sistema de gravação da Cassini, o resultado disso é que o anel apresenta uma aparência “pixelalizada”. Essa imagem foi feita com a sonda olhando para norte, no lado iluminado dos anéis, de uma altura aproximada de 9 graus acima do plano dos anéis.

A imagem foi feita usando a luz visível com a câmera WAC da sonda Cassini no dia 11 de Janeiro de 2010. A imagem foi adquirida a uma distância aproximada de 630000 quilômetros de Saturno, e o conjunto, Sol-Saturno-Cassini, estavam em fase com ângulo de 51 graus. A escala da imagem é de 34 km/pixel.

Fonte:

http://dailyrings.org/2011-09-30/


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .