fbpx

Sonda Cassini Registra o Olho Azul de Uma Tempestade em Saturno


Apresentada em uma miríade de tonalidades, detalhes vividos de uma tempestade na atmosfera de Saturno chamam a atenção logo abaixo da sombra projetada pelo anéis no gigantesco planeta.

Um redemoinho de tempestade bem definido através da atmosfera do hemisfério sul na parte inferior esquerda da imagem, se assemelha muito à íris circular de um olho azul.

Essa imagem foi feita com a sonda Cassini da NASA olhando em direção ao lado iluminado dos anéis a partir de uma distância de 36 graus abaixo do plano dos anéis. Imagens feitas com os filtros espectrais vermelho, verde e azul foram combinadas para criar essa visão em cor natural de Saturno. As imagens foram obtidas com a câmera WAC da sonda Cassini no dia 29 de Dezembro de 2008 a uma distância aproximada de 1.1 milhões de quilômetros de Saturno, com o conjunto Sol-Saturno-Cassini em fase com ângulo de 51 graus. A escala da imagem é de 60 quilômetros por pixel.

Fonte:

http://www.planetaryrings.com/2011-09-06/


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .