fbpx

Sonda Cassini Registra o Cintilante Anel C de Saturno

Tanto luminoso como translúcido, o Anel C varre a escuridão da sombra do planeta Saturno e obscurece a parte esquerda inferior do planeta. O anel é caracterizado por áreas brilhantes e largas isoladas, ou platôs, circundados por um material mais apagado.

Essa imagem foi feita com a sonda apontada para o lado dos anéis iluminado pelo Sol de uma altura aproximada de 19 graus acima do plano dos anéis. O norte em Saturno está para cima. A Anel B escuro e interno pode ser visto na parte direita inferior da imagem.

Essa imagem foi feita usando o comprimento de onda da luz visível com a Wide Angle Camera (WAC) da sonda Cassini, no dia 15 de Dezembro de 2006, a uma distância aproximada de 632000 quilômetros de Saturno e com o conjunto Sol-Saturno-Cassini em fase com ângulo de 56 graus. A escala dessa imagem é de 34 quilômetros por pixel.


Fonte:

http://dailyrings.org/2011-08-20/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .