Sonda Cassini da NASA Vasculha Superfície de Encélado e Apresenta Nova Imagem

A sonda Cassini da NASA está vasculhando a superfície da lua de Saturno, Encélado e essa imagem mostra um terreno criado recentemente na parte superior direita que está em contato com um terreno mais antigo, repleto de crateras e localizado na parte inferior esquerda.

Essa imagem está centrada no terreno nas coordenadas 5?S e 200?W. A imagem abaixo mostra uma imagem mais detalhada da superfície de Encélado, feita a 504 km de distância da lua.

A imagem foi feita na luz visível com a câmera de ângulo restrito da sonda Cassini no dia 21 de Dezembro de 2010. A imagem foi adquirida a uma distância de aproximadamente 25000 km de Encélado, e o conjunto Sol-Encélado-Cassini estavam em fase com ângulo de 14 graus. A escala da imagem é de 148 m/pixel.

Fonte:

http://www.ciclops.org/view/6700/Scanning_Enceladus_Surface?js=1

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.