Sonda Cassini da NASA Sobrevoa Satélite Réia de Saturno e Envia Imagens Espetaculares

A sonda da NASA Cassini registrou imagens realmente incríveis durante o seu sobrevoo pelo satélite Réia de Saturno no dia 11 de Janeiro de 2011. Aqui algumas dessas imagens que começaram a chegar na noite de 12 de Janeiro de 2011. Nessa primeira imagem (acima) é possível ver Réia, Dione e os anéis de Saturno compondo o cenário.

Em outra composição incrível, a sonda Cassini conseguiu registrar cinco luas na mesma cena. A Cassini já conseguiu registrar até seis luas na mesma imagem, mas é a primeira vez que as três maiores luas de Saturno aparecem juntas.

Com o sobrevoo sobre Réia, foi possível para a sonda registrar detalhes de sua superfície. Nessa imagem abaixo é possível ver uma cadeia linear de crateras. Nas outras imagens da superfície do satélite é possível ver crateras jovens, visões oblíquas de anéis de crateras entre outras feições interessantes para se entender mais sobre a história de evolução desse satélite.

Essa última imagem, é até hoje a imagem mais próxima feita do satélite Réia de Saturno. Ela não está muito nítida, mas vale pela sua história.

Fontes:

http://saturn.jpl.nasa.gov/photos/raw/rawimagedetails/index.cfm?imageID=231766

http://saturn.jpl.nasa.gov/photos/raw/rawimagedetails/index.cfm?imageID=231766

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2011-015

http://www.ciclops.org/view_event/153/Rhea_Rev_143_Raw_Preview?js=1

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.