fbpx
24 de fevereiro de 2024

Sonda Cassini da NASA Registra Detalhes da Superfície Esponjosa do Satélite Hipérion de Saturno


A superfície semelhante a uma esponja do satélite de Saturno, Hipérion é destacada nessa imagem da sonda Cassini, capturada durante o sobrevoo da sonda sobre o satélite no dia 16 de Setembro de 2011.

O satélite Hipérion de Saturno tem 270 quilômetros de diâmetro e tem uma forma irregular e além do mais ele tem uma órbita conturbada, ou seja ele não executa sua órbita com uma taxa constante ou com uma orientação constante. Um sistema padrão de latitude e longitude ainda não foi definido para o satélite Hipérion. Imagens como essa estendem a cobertura anterior e permitem que os cientistas façam um inventário melhor das feições existentes na superfície desse satélite, da forma do satélite e também de como ele se movimenta na sua órbita ao redor de Saturno. Veja as imagens abaixo e o vídeo no final do post para entender melhor como é a superfície desse satélite e como é o seu movimento em órbita.

Essa imagem foi feita usando a luz visível azul da câmera de ângulo restrito de Saturno. A imagem foi obtida a uma distância aproximada de 88000 quilômetros do satélite, sendo que o conjunto Hipérion-Saturno-Cassini estavam em fase com ângulo de 37 graus. A resolução da imagem é de 524 metros por pixel.

object width=”800″ height=”640″>

Fonte:

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA14580


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo