fbpx

Sonda Cassini da NASA Fotografa Região de Belet Abaixo da Densa Névoa do Satélite


A sonda Cassini da NASA consegue espiar abaixo da densa névoa da atmosfera da lua Titã de Saturno e pode assim observar a região escura chamada de Belet.

Essa imagem foi registrada usando um filtro espectral sensível aos comprimentos de luz do infravermelho próximo centrado em 938 nanômetros. A grande região chamada de Belet tem um albedo bem baixo, significando que ela reflete muito pouca luz. As duas imagens abaixo mostram em detalhe tal região.

A imagem acima foi feita com a sonda Cassini olhando em direção ao hemisfério frontal de Titã. O norte nessa imagem de Titã está para cima. Só para lembrar Titã é um grande satélite de Saturno e possui aproximadamente 5150 quilômetros de diâmetro.

A imagem foi feita com a câmera NAC da Cassini, no dia 23 de Junho de 2011. A imagem foi obtida a uma distância de aproximadamente 1.6 milhões de quilômetros de Titã e o conjunto, Sol-Titã-Cassini estavam em fase com ângulo de 14 graus. A escala dessa imagem é de 9 quilômetros por pixel.

Fonte:

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA14571


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .