fbpx

Sonda Cassini da NASA Faz Imagens Detalhadas do Satélite Hyperion de Saturno


A sonda Cassini da NASA capturou novas imagens da lua de Saturno Hyperion que possui uma forma muito estranha durante o seu encontro com esse corpo altamente povoado de crateras ocorrido na quinta-feira, dia 25 de Agosto de 2011. As imagens brutas foram adquiridas enquanto a sonda passava a uma distância de 25000 quilômetros do satélite, fazendo desse o segundo encontro mais próximo com esse corpo celeste.

Hyperion é uma lua pequena, tem somente 270 quilômetros de diâmetro. Ela tem uma forma irregular e uma aparência estranha da superfície, além de girar de forma caótica enquanto completa sua órbita em Saturno. Essa estranha rotação impede os cientistas de preverem exatamente que parte do terreno as câmeras da sonda irão registrar durante o sobrevoo.

Contudo, a proximidade desse sobrevoo permitiu que as câmeras da Cassini pudessem mapear novos territórios. No mínimo, essas imagens ajudarão os cientistas a melhorarem as medidas de cores do satélite. As imagens também ajudarão os cientistas a determinarem como o brilho de Hyperion muda quando as condições de iluminação e visualização mudam o que pode fornecer ideias sobre a textura da superfície. As medidas de cores fornecem informações adicionais sobre os diferentes materiais que constituem a superfície profundamente cavada do satélite.

O encontro mais próximo entra a sonda Cassini e Hyperion aconteceu em 26 de Setembro de 2005, quando a sonda chegou a uma distância de 500 quilômetros da superfície.

O próximo sobrevoo da Cassini sobre Hyperion acontecerá em 16 de Setembro de 2011, quando a sonda passará a uma distância de 58000 quilômetros do satélite.

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2011-266&cid=release_2011-266


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .