fbpx

Sonda Cassini da NASA Faz Imagem do Lado Escuro de Réia Iluminado Pelo Brilho do Planeta Saturno


O terreno sul da lua de Saturno Réia é iluminado levemente pelo brilho do próprio planeta Saturno e é registrado nessa imagem feita pela sonda Cassini da NASA do lado escuro do satélite.

A câmera da sonda Cassini estava olhando na direção do lado noturno de Réia, que tem 1528 quilômetros de diâmetro, mas a luz do Sol que é refletida pelo gigantesco Saturno é brilhante o suficiente para iluminar as crateras vistas na imagem acima. Essa imagem está centrada nos 23 graus de latitude sul e 315 graus de longitude oeste. Quatro estrelas são visíveis no primeiro plano da imagem.

A imagem acima foi feita utilizando os comprimentos de onda da luz visível pela câmera da sonda Cassini conhecida como Wide-Angle Camera, ou WAC no dia 1 de Agosto de 2011. A imagem foi obtida a uma distância de aproximadamente 6000 quilômetros de Réia e com o conjunto, Sol-Réia-Cassini em fase com ângulo de 113 graus. A escala na imagem original era de 800 metros por pixel. A imagem teve então o contraste realçado e foi ampliada por um fator de 1.5 aumentando assim a visibilidade das feições na superfície de Réia.

Fonte:

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA14574


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .