Somente Sombras em Saturno

O satélite Mimas de Saturno, lança sobre o planeta uma grande sombra elíptica. Nem Mimas, nem os anéis de Saturno aparecem nessa imagem, tudo que se vê são sombras. Essa imagem foi feita com a sonda Cassini da NASA apontando para o hemisfério sul do planeta.

A imagem foi tirada com a câmera de ângulo estreito da Cassini em 08 de setembro de 2010 através de um filtro espectral sensíveis a comprimentos de onda da luz infravermelha próxima centrada em 750 nanômetros. A visão foi obtida a uma distância de aproximadamente 2,2 milhões de quilômetros (1.4 milhões de milhas) de Saturno e com o conjunto Sol-Saturno-Cassini em fase com um 6angulo de 82 graus.. A escala da imagem é de 13 km (8 milhas) por pixel.

A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da Nasa, da Agência Espacial Européia e da Agência Espacial Italiana. O Jet Propulsion Laboratory, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, administra a missão para  o Science Mission Directorate da NASA sediado em Washington, DC. A sonda Cassini e as suas duas câmeras de bordo foram projetadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imagens da Cassini está sediado no  Instituto de Ciência Espacial em Boulder, Colorado

Fonte:

http://saturn.jpl.nasa.gov/photos/imagedetails/index.cfm?imageId=4170

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo