fbpx

Sombras e Plumas em Encélado

image

observatory_1501051Por que Encélado tem plumas de gelo? A descoberta dos jatos expelindo vapor d’água e gelo foi detectada pela sonda Cassini em 2005. A origem da água que alimenta os jatos, contudo, permanece um tópico para pesquisa. A hipótese mais aceita atualmente defende que a fonte pode ser um profundo oceano submerso, mas outra hipótese indica que pode ser apenas gelo derretido das paredes dos profundos desfiladeiros pela flexura de maré da lua e pelo aquecimento. A imagem acima mostra a textura da superfície de Encélado em primeiro plano, enquanto linhas de plumas nascem das fraturas de gelo mais adiante. Esses jatos são mais visíveis pelo ângulo do Sol e pela sombra do lado noturno da lua. Recentes estudos, de mais de 100 imagens como essa – de géiseres cruzando o polo sul de Encélado, junto com mapas regionais de calor, indicam que essas plumas provavelmente se originaram de um oceano escondido, aumentando assim, a chance desse globo congelado de abrigar vida.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap140804.html

alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.