Sobrevoando Titã



observatory_15010541Como seria sobrevoar a lua Titã? Imagens de radar da sonda Cassini da NASA na órbita de Saturno têm sido digitalmente compiladas para simular um sobrevoo. A sonda Cassini tem passado pela lua mais nublada de Saturno algumas vezes desde que chegou no planeta dos anéis em 2004. O voo virtual apresentado no vídeo acima mostra numerosos lagos coloridos de preto e montanhas e terrenos coloridos de uma tonalidade marrom. As regiões de superfície sem informação vertical detalhada aparecem mais planas, enquanto que as regiões suficientemente mapeadas têm suas alturas digitalmente exageradas. Entre as bacias observadas está o Kraken Mare, o maior lago de Titã que tem mais de 1000 quilômetros de comprimento. Os lagos de Titã são diferentes dos lagos da Terra já que eles são compostos de hidrocarbonetos com similaridades ao gás natural líquido. Como os lagos de Titã foram criados e por que eles sobrevivem continua sendo tópico de muita pesquisa.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap141124.html

alma_modificado_rodape10531

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.