Sobrevoando o Planeta Mercúrio A Bordo da Sonda MESSENGER

Como seria se você pudesse voar sobre o planeta Mercúrio? Imagens e dados obtidos pela sonda MESSENGER da NASA que orbitou Mercúrio de 2011 até 2015 foram digitalmente combinados para criar um sobrevoo virtual que destaca muitas feições interessantes da superfície do planeta. Em geral, a superfície do planeta mais interno do Sistema Solar, parece similar à superfície da Lua, já que é um terreno coberto por crateras e acinzentado. A sonda MESSENGER descobriu muito sobre Mercúrio, incluindo que as sombras perto dos polos podem abrigar gelo de água. O vídeo acima abre enquanto Mercúrio é visto do lado do planeta voltado para o Sol e conclui com a nossa sonda virtual entrando no lado noturno de Mercúrio. Mercúrio na verdade gira tão devagar que ele só completa três rotações para cada duas vezes que gira ao redor do Sol. Em 2018, a Europa e o Japão planejam lançar a missão BepiColombo para melhor mapear a superfície de Mercúrio e pesquisar seu campo magnético.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap171211.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.