Sobrevoando o Planeta Anão Ceres

Como seria sobrevoar o planeta anão Ceres? Os responsáveis por imagens e por animação no German Aerospace Center, recentemente pegaram imagens recentes e os dados de elevação obtidos pela missão Dawn da NASA – atualmente visitando Ceres – para gerar uma fascinante sequência em vídeo. O vídeo começa com uma órbita ao redor da rocha espacial com 950 km de largura, mostrando logo de cara uma cratera com os famosos e enigmáticos pontos brancos brilhantes. A próxima sequência leva o visitante ao redor dos polos sul e norte de Ceres, e então sobre o limbo desse mundo escuro destacando sua superfície completamente coberta por crateras. Nesse vídeo a altura do terreno no maior objeto do cinturão de asteroide foi digitalmente dobrado, enquanto um campo estelar artificial foi adicionado ao segundo plano. A sonda Dawn permanecerá como uma lua incomum artificial de Ceres mesmo depois que sua missão for concluída.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap150610.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.