Sobrevoando Caronte A Bordo da Sonda New Horizons

Como seria se você pudesse sobrevoar o satélite natural de Plutão, Caronte? O que você poderia ver? A sonda New Horizons fez isso em Julho de 2015, quando passou pelo sistema de Plutão, e suas câmeras puderam registrar as belezas dos confins do Sistema Solar. As imagens registradas permitiram que os cientistas fizessem uma reconstrução digital da superfície de Caronte, e que tudo isso fosse transformado num vídeo, que representa um sobrevoo sobre o satélite. O vídeo é mostrado acima, nesse vídeo foi aplicado um exagero vertical para realçar as elevações encontradas em Caronte, e também um ajuste de cores foi aplicado para melhorar a visualização. A jornada começa sobre um grande desfiladeiro que praticamente divide as paisagens de Caronte, um desfiladeiro que provavelmente se formou quando Caronte congelou. Depois do desfiladeiro, nossa nave imaginária ruma para o norte e sobrevoa uma depressão colorida chamada de Mordor, que se formou provavelmente devido a um grande impacto que o satélite sofreu. A viagem continua sobre uma paisagem alienígena ricas em crateras, montanhas e outras feições geológicas, nunca antes vistas e nunca imaginadas de serem encontradas nessa região do nosso sistema. A sonda New Horizons não terminou seu trabalho, atualmente ela está viajando para o seu próximo destino, um Objeto do Cinturão de Kuiper, conhecido como 2014 UM 69, ela irá passar por esse distante objeto no dia 1 de Janeiro de 2019.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap170814.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.