Smartphones Fazem Imagens da Terra Desde o Espaço

746254main_phonesat_pictures_1600_946-710

observatory_150105Essas imagens da Terra, foram reconstruídas a partir de fotos feitas por três smartphones em órbita, ou PhoneSats. O trio de PhoneStats foram lançados em 21 de Abril de 2013, a bordo do foguete Antares da NASA desde o Wallops Flight Facility da NASA e terminou como uma missão de sucesso em 27 de Abril de 2013. O principal objetivo da missão PhoneSat foi determinar se um smartphone de consumo tradicional pode ser usado a principal aviônica de voo para um satélite no espaço.

Durante seu tempo em órbita, os três satélites em miniatura usaram seus smartphones para fazer imagens da Terra e transmitir esses dados para múltiplas estações em solo. Cada pedaço de dado transmitido era na verdade uma pequena parte de uma imagem completa. À medida que os dados tornaram-se disponíveis, a Equipe PhoneSat e múltiplos rádio amadores em Terra, ao redor do mundo colaboraram para juntar cada pedaço da imagem e montar esse belo quebra-cabeça.

O projeto PhoneSat é uma missão de demonstração de tecnologia financiada pelo Space Technology Mission Directorate da NASA, na sede da agência e pelo Engineering Directorate no Ames Research Center da NASA. O projeto começou no verão de 2009 como um projeto estudantil colaborativo entre o Ames e a International Space University de Strasbourg.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2501.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.