fbpx

SLS – O Novo Mega Foguete da NASA Para o Espaço Profundo Estará Pronto Para Voar Em 2018


sls-70-metric-ton-artist-concept


observatory_150105O novo mega foguete da NASA, um foguete em forma de torre para missões ao espaço profundo, estará pronto para o seu primeiro teste de voo até o final de Novembro de 2018, anunciaram os oficiais da agência espacial na última quarta-feira, dia 27 de Agosto de 2014.

É possível que o voo de teste do foguete Space Launch System possa acontecer em Dezembro de 2017, mas os oficiais da NASA se comprometeram a ter o foguete pronto para o voo ser seguro no final de 2018. Esse tempo extra deve dar a agência o que eles precisam para programar os gastos, e obter recursos para o futuro do projeto.

O SLS, como é chamado, será o maior foguete já construído e está sendo concebido para levar os humanos mais fundo no espaço do que qualquer outra iniciativa desse tipo já realizada. O imenso foguete lançador, que terá 122 metros de altura na sua configuração final, poderá levar os astronautas da NASA a um asteroide e até mesmo a Marte em algum momento no futuro.

“Nossa nação está embracando em um programa de exploração espacial ambicioso, e devemos isso aos contribuintes americanos”, disse o administrador associado da NASA Robert Lightfoot. “Após uma rigorosa revisão, nós estamos nos comprometendo hoje com o orçamento e com a data que nós manteremos para poder enviar o ser humano a Marte em 2030 – e nós estamos pensando em ir além do nosso comprometimento”.


space-launch-system-new-nasa-rocket-110914d-02


A NASA espera que o SLS custará no total 7 bilhões de dólares de Fevereiro de 2014 até Novembro de 2018. Para o seu primeiro voo teste, o SLS voará numa órbita baixa da Terra com uma cápsula Orion não tripulada.

A equipe do SLS passou pela maior revisão da concepção, que permitirá com que o programa se mova adiante com os planos de concepção.

A data de 2018 é uma reflexão do modelo feito por um comitê de revisão, que sugere que a nova data é provavelmente a mais acessível, disseram os oficiais da NASA. O comitê de revisão analisou o plano do SLS e levantou os problemas que poderiam que poderiam surgir durante a construção do sistema de foguete, possivelmente causando uma mudança na programação.

“Eles estão (o comitê de revisão) nos dizendo que se nós não tivermos nenhum contratempo temos uma chance de 70% de atingir os objetivos traçados na data prevista”, disse William Gerstenmaier, administrador associado da NASA para Human Explorations and Operations Mission Directorate. “Nossa intenção e a intenção do time no Marshall é olharmos para os possíveis problemas e vermos o que nós podemos fazer para mitiga-los”.


sls-roll-launchpad


“Existem provavelmente alguns outros problemas que não foram identificados nem mesmo pelo comitê de revisão”, adicionou Gerstenmaier. “Nosso trabalho como gerente de equipe é buscar esses problemas, descobrir maneiras para trabalhar na frente, e proativamente trabalhar com eles à medida que eles apareçam”.

É possível que o primeiro voo do SLS possa ocorrer antes da data prevista de 2018 se a equipe adiantar o seu trabalho antecipando qualquer potencial problema antes que eles ocorram, disse Gerstenmaier.



Fonte:

http://www.space.com/26964-nasa-mega-rocket-2018-sls-test-launch.html?cmpid=514630_20140828_30625266

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo