Um Sistema Planetário Compacto

A imagem acima é na verdade um desenho artístico que tem por objetivo mostrar um sistema planetário tão compacto que ele se parece mais com Júpiter e com suas luas do que com uma estrela com planetas. Os astrônomos usaram dados da missão Kepler da NASA e de telescópios baseados em terra para recentemente confirmar a existência do sistema, chamado de KOI-961, que hospeda os três menores planetas conhecidos até hoje orbitando uma estrela que não seja o Sol. Um exoplaneta é o nome dado a um planeta que reside fora do Sistema Solar.

A estrela, que está localizada a aproximadamente 130 anos-luz de distância na constelação de Cygnus é uma estrela do tipo anã vermelha que tem um sexto do tamanho do Sol, ou seja, é apenas 70% maior que Júpiter. A estrela é também mais fria que o Sol, emite mais luz vermelha que amarela.

O menor dos três planetas, chamado de KOI-961.03, está na verdade localizado mais distante da estrela e é mostrado no desenho acima em primeiro plano. O planeta tem o tamanho aproximado de Marte com um raio equivalente a 0.57 vezes o raio da Terra. O próximo planeta mostrado na parte superior direita é o KOI-961.01 que tem 0.78 vezes o raio da Terra. O planeta mais próximo da estrela é o KOI-961.02 com um raio equivalente a 0.73 vezes o raio da Terra.

Todos os três planetas giram ao redor da estrela num período menor que dois dias, com o planeta mais próximo executando a translação em menos de meio dia. A proximidade da estrela também significa que eles são planetas quentes com temperaturas variando entre 176 e 447 graus Celsius. A zona habitável da estrela, ou a região onde a água possa existir no estado líquido, está localizada além dos planetas.

As observações feitas em Terra que contribuíram para essas descobertas foram feitas com o Observatório Palomar perto de San Diego na Califórnia e pelo Observatório W.M. Keck no topo do Mauna Kea, no Havaí.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2197.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.