Simulação da NASA Mostra Como Foi a Temporada de Furacões Em 2017

Para onde vão os furacões? Para entender melhor as perigosas tempestades, a NASA compilou os dados de alguns satélites numa simulação rodada em um supercomputador, sobre a temporada de furacões de 2017. Especificamente, o vídeo acima mostra como a fumaça (em branco), o sal do oceano (em azul), e a poeira (em marrom) foram rastreados desde Agosto até Outubro de 2017 pela metade norte do hemisfério oeste da Terra. Esses aerossóis, como são chamados, ajudam a traçar os ventos algumas vezes invisíveis. No meio dessa verdadeira bagunça de fluxos, os furacões podem ser vistos se espiralando pelo Oceano Atlântico na parte direita do vídeo. Alguns desses furacões devastaram ilhas nas regiões costeiras da América do Norte antes de se dissiparem no norte do Atlântico. Esse tipo de simulação é muito importante, pois ao estudar os padrões climáticos desse ano, as previsões de tempestades para o próximo ano ficam mais precisas.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap171127.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.