Os Sete Minutos de Terror: Como Será o Espetacular Pouso da Curiosity em Marte

Pare tudo o que estiver fazendo agora e veja isso. Convide qualquer um que estiver perto de você para ver também. Em apenas 44 dias, a NASA tentará fazer o mais espetacular pouso planetário da história da exploração espacial. Esse plano é tão impressionante, tão tecnicamente surpreendente e tão diferente de tudo que já foi feito, que mesmo os mais experientes engenheiros da agência espacial tem o chamado de um plano maluco. Não por que eles não acreditam, mas porque é algo realmente espetacular.

Estou aqui falando sobre o pouso que a sonda robô Curiosity parte do chamado Mars Science Laboratory irá fazer em Marte. Tudo que essa sonda carrega é normal, escudos contra o calor, paraquedas, e um motor que irá amortecer a queda. Mas o que realmente chamará a atenção será o pouso, pois um desse jeito nunca foi antes apresentado. O vídeo acima mostra a descrição de todo processo através dos olhos daqueles que trabalharam diariamente no projeto. Pode-se ver a tensão a ansiedade e a angústia. É uma sensação semelhante àquela que você tem quando se dedica de coração, com emoção e energia a algo.

Quando a Curiosity começar sua viagem pela atmosfera de Marte no próximo dia 5 de Agosto de 2012, ela terá apenas sete minutos para descer até a superfície do planeta de forma segura. Entenda por que no vídeo acima os cientistas estão chamando essa etapa da missão de Os Sete Minutos de Terror.

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.