Sete Anos de Spirit em Marte

No dia 4 de Janeiro de 2004, a Spirit – a primeira de duas sondas que fazem parte do projeto Mars Exploration Rovers da NASA – pousou no Planeta Vermelho para o que seria uma missão de 90 dias. Essa imagem, aqui reproduzida, foi adquirida no dia 12 de Maio de 2004, o que representa o SOL 127, ou o centésimo vigésimo sétimo da sonda em Marte, e mostra o caminho percorrido pela sonda até a base das Columbia Hills. As colinas podem ser vistas com suas silhuetas em destaque contra o horizonte à esquerda.

Desde o dia 22 de Março de 2010, ou o SOL 2210, a Spirit tem estado em silêncio, e o cientistas de projeto continuam tentando ouvir algum sinal da sonda por meio da Deep Space Network e da Mars Odyssey. O projeto é também empregar uma técnica chamada de “Sweep & Beep” com o objetivo de estimular a sonda. Como o pico do período de atividade solar em Marte ocorre em meados do mês de Março de 2011, a ideia é deixar a sonda preparada para essa ocasião, com a finalidade de se tentar ouvir algum suspiro da Spirit. A sonda irmã da Spirit, a Opportunity continua a explorar Marte, em Dezembro de 2010 ela alcançou a cratera de 80 metros de diâmetro conhecida como Santa Maria, uma parada obrigatória para o seu caminho que vai até a Cratera Endeavour.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_1834.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo