fbpx

Será o ISON o Cometa do Século?

cometa_ison_lawrence_01

observatory_150105No final do ano de 2013, o Cometa ISON poderá se tornar tão brilhante que nós poderemos vê-lo na luz do dia quando ele passar através da atmosfera do Sol. No momento contudo, ele é ainda uma fria e solitária rocha congelada que é visível somente àqueles que possuam telescópios com um determinado poder. A duas noites atrás, Pete Lawrence de Selsey, Reino Unido, fotografou o potencialmente grande cometa se movendo no espaço perto da órbita de Júpiter, como mostra a animação acima.

“Eu criei essa animação usando imagens feitas através do meu telescópio refrator de 4 polegadas, começando às 23 horas no dia 15 de Janeiro de 2013 e indo até a 1 da manhã do dia 16 de Janeiro”, disse Lawrence. “O cometa é claramente visível movendo-se entre as estrelas da constelação de Gêmeos, numa área um pouco a sul da estrela Castor”.

cometa_ison_lawrence_02

O Cometa ISON parece tão pequeno agora pois ele está a mais de 600 milhões de quilômetros de distância. No final de 2013, contudo, ele estará bem mais próximo. A data chave, para todo mundo já marcar na agenda é 28 de Novembro, quando o cometa ISON voará através da coroa do Sol, passando somente a 1.2 milhões de quilômetros da superfície do Sol. Se ele sobreviver a esse encontro, e aqui podemos colocar isso como um grande SE, ele poderá então emergir com um brilho tão intenso como o da Lua com uma cauda sensacional que certamente irá criar uma comoção mundial. Fiquem ligados aqui no blog que sempre estaremos atualizando as notícias sobre o ISON, até o dia do grande encontro com o cometa.

Fonte:

http://spaceweather.com/gallery/indiv_upload.php?upload_id=75686

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo