Sequência de Fotos do Nascer do Sol Em Buenos Aires Mostra a Típica Forma de Omega Causada Pela Miragem


A sequência de fotos acima mostra o nascer do Sol formando a letra grega Omega, também conhecido como forma de um vaso etrusco. Essa forma específica é um tipo de miragem inferior. A imagem refratada (invertida) está na verdade abaixo da posição verdadeira do objeto. Quando o Sol projeta-se acima do horizonte no seu nascer, sua miragem inferior pode algumas vezes ser vista abaixo dele, onde se junta com o Sol verdadeiro, criando assim a forma familiar da letra Omega, como pode ser claramente visto na segunda e na terceira imagem a partir da esquerda. Para que ocorra esse tipo de miragem, uma camada de ar muito quente deve estar localizada acima da superfície do oceano. Outro exemplo de miragem pode ser visto na imagem abaixo. Essa sequência de fotos foi feita no dia 8 de Setembro de 2011.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2011/11/omega-sunrise-from-buenos-aires.html


Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.