Seção Interessante da Cratera Abedin em Mercúrio Registrada Pela Sonda MESSENGER da NASA

Essa imagem cobre uma seção da cratera Abedin, em Mercúrio,  que tem 110 km de diâmetro. O centro da cratera marcado por montanhas como um pico central está localizado no canto esquerdo da imagem. Correntes de crateras secundárias, formadas por blocos de material  ejetados da cratera principal, estão arranjados em um padrão geralmente radial se afastando da cratera. As crateras secundárias são encontradas ou na cratera ou além dela numa distância de aproximadamente um raio da cratera do seu anel. A área adjacente ao anel é dominada pelo contínua cobertura de material ejetado da cratera. A imagem foi registrada como parte do mapa base colorido que está sendo gerado pela sonda MESSENGER em órbita de Mercúrio. A imagem foi reamostrada dos originais 1024 x 1024 pixels para 256 x 256 pixels.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=471

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.