SDO Registra Flare de Classe M No Sol


20140824_0304_171


observatory_150105No dia 24 de Agosto de 2014, o Sol emitiu uma flare de nível médio, com pico as 09:16, hora de Brasília. O Solar Dynamics Observatory da NASA capturou imagens da flare, que entrou em erupção no lado esquerdo do Sol. As flares solares são poderosas explosões de radiação. A radiação de uma flare não pode passar através da atmosfera da Terra para fisicamente afetar os humanos em solo, contudo – quando ela intensa o suficiente – elas podem perturbar a atmosfera na camada onde os sinais de GPS e de comunicação trafegam. Essa flare é classificada como uma flare M5. As flares de classe M são dez vezes menos poderosas do que as flares mais intensas, as chamadas flares de classe X.

Fonte:

http://www.nasa.gov/content/solar-dynamics-observatory-captures-images-of-a-late-summer-flare/#.U_0uAfldV8E


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.