Satélite SDO Observa Eclipse Parcial do Sol no Espaço

A Lua apareceu entre o satélite Solar Dynamics Observatory (SDO) e o Sol (visto aqui em luz extrema ultravioleta) e produziu um eclipse parcial do Sol visto do espaço. Por 1 hora e 41 minutos a equipe do SDO observou o trânsito da Lua. Esse evento acontece algumas vezes por ano, e ele dá a oportunidade para a equipe entender melhor o instrumento AIA a bordo do SDO fazendo com que ele seja  ajustado de maneira fina. A borda muito bem definida do disco lunar ajuda os pesquisadores a medirem as características na órbita do telescópio, como por exemplo, como a luz difrata ao redor da óptica do telescópio e como o filtro suporta o gride. Uma vez que ele esteja calibrado é possível corrigir os dados do SDO devido a efeitos instrumentais fazendo com que as imagens fiquem cada vez mais nítidas.

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.