SDO E O Sol Nosso De Cada Dia

A sonda Solar Dynamic Observatory, ou SDO da NASA, foi a primeira missão lançada para o programa conhecido domo Living With a Star, ou LWS, da agência, e foi desenvolvida para entender as causas da variabilidade solar e dos impactos dessa variabilidade na Terra. A SDO foi lançada em 11 de Fevereiro de 2010 e na sua jornada tem nos ajudado a entender a influência do Sol na Terra e no espaço próximo estudando a atmosfera solar em pequenas escalas do espaço e tempo e em muitos comprimentos de onda de forma simultânea.

O objetivo da SDO é entender, através de uma capacidade preditiva, as variações solares que influenciam a vida na Terra, e os sistemas tecnológicos da humanidade, determinando como o campo magnético do Sol é gerado e estruturado, e como sua energia magnética armazenada é convertida e lançada na heliosfera e no espaço na forma de vento solar, partículas energéticas e variações na irradiância solar.

Todos os dias, a SDO lança imagens como essa aí, numa grande variedade de comprimentos de onda.

Você pode conferir as imagens nesse site:

https://sdo.gsfc.nasa.gov/data/

Crédito da Imagem: NASA

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/our-sun-today

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.