Saturno Eclipsado Pela Lua

image

observatory_150105O que está acontecendo com a metade do planeta Saturno observada acima? Nada demais além do fato da nossa Lua estar em seu caminho. Como mostrado acima, na parte mais a direita da imagem, Saturno aprece parcialmente eclipsado pela borda escura da própria Lua que por sua vez também é parcialmente iluminada pelo Sol. Nesse ano de 2014, as órbitas da Lua e de Saturno, levaram a um alto número de alinhamentos. Tecnicamente chamada de ocultação, a imagem acima capturou uma justaposição bem fotogênica como vista desde Buenos Aires, na Argentina, e que aconteceu na última semana. Visível a olho nu, mas melhor apreciada com binóculos, ainda acontecerão mais quatro eclipses de Saturno pela Lua, só em 2014. O próximo será em 4 de Agosto de 2014 e será visível da Austrália, enquanto o outro acontecerá no dia 31 de Agosto de 2014 e será visível do oeste da África, na parte da noite, mas simultaneamente para muitos observadores do leste dos EUA acontecerá durante o dia.

 

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap140716.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.