fbpx

Satélite TRMM Observa Tempestades Massivas em Condições Climáticas Extremas nos EUA

O satélite Tropical Rainfall Measuring Mission ou TRMM novamente voou sobre severas tempestades que geraram tornados sobre o leste dos Estados Unidos no dia 28 de Abril de 2011 e detectou massivas tempestades e chuvas muito pesadas.

O TRMM, um satélite administrado tanto pela NASA como pela Agência Espacial Japonesa, detectou a rota das chuvas acontecendo em uma linha de tempestades associadas com um frente fria poderosa que se moveu através do leste dos EUA no dia 28 de Abril de 2011. O TRMM voou sobre a forte frente fria e registrou dados às 06:52 UTC no dia 28 de Abril de 2011. A maior parte da chuva ocorreu em taxas moderadas, contudo, pacotes de chuvas pesadas atingiram a Virginia, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Georgia e Alabama onde a chuva caiu com uma taxa de 50 mm por hora.

Tornados associados com essa extrema área climática de instabilidade geraram mortes de no mínimo 128 pessoas no Alabama e 15 na Georgia.

Os dados obtidos pelo TRMM também foram usados para se gerar uma visualização tridimensional da tempestade. Os dados do  Precipitation Radar (PR) do TRMM foram usados por Hal Pierce do SSAI no Goddard Space Flight Cneter da NASA em Greenbelt, Md. Para criar a estrutura 3D dessas tempestades. A imagem que Pierce criou é uma seção cruzada vertical do radar do TRMM que mostra algumas dessas violentas tempestades atingiram a incrível altura de quase 17 km.

Fonte:

http://www.nasa.gov/topics/earth/features/severe-storms-20110428.html

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .