fbpx
24 de fevereiro de 2024

Satélite Terra da NASA Observa Inundações na Tailândia


Desde Julho de 2011, pesadas chuvas de monções vem castigando a Ásia e o resultado dessas chuvas são inundações catastróficas. Na Tailândia, um terço de todas as províncias foram afetadas. No dia 23 de Outubro de 2011, quando essa imagem do ASTER, o Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer, instrumento que viaja a bordo do satélite Terra da NASA, foi adquirida, as águas resultantes da inundação estavam se aproximando da capital de Bangkok, à medida que o Rio Ayutthaya inundou os seus bancos. Nessa imagem, a vegetação é mostrada em vermelho, as áreas inundadas são pretas ou azul escuro. A cor azul mais brilhante mostra a água com sedimentos, e parte cinza representa as casas, prédios e estradas da região. A imagem cobre uma área de de 56.7 x 106.9 quilômetros e está localizada nas coordenadas 14.5?N, 100.5?E.

Com suas 14 bandas de observação que vão desde o comprimento de onda do visível até o infravermelho térmico e devido à sua alta resolução espacial de 15 por 90 metros, as imagens do ASTER da Terra servem para mapear e monitorar as mudanças que ocorrem na superfície do nosso planeta. O ASTER é um dos cinco instrumentos que viajam a bordo do satélite Terra da NASA, lançado em 18 de Dezembro de 1999. O instrumento foi construído pelo Ministério da Economia Indústria e Comércio do Japão. Uma parceria científica entre EUA e Japão é responsável por validar e calibrar o instrumento e os produtos por ele gerado. A grande cobertura espectral e a alta resolução espacial do ASTER fornecem aos cientistas de várias áreas distintas informações que são cruciais para o monitoramento e mapeamento das condições dinâmicas e das mudanças temporais.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2091.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo