fbpx
17 de setembro de 2021

Satélite SDO da NASA Observa Gigantesco Filamento Em Frente ao Disco do Sol


elongatedprom


observatory_150105O extenso filamento de material solar, localiza-se atualmente em frente ao disco do Sol, e medindo cerca de 1 milhão de milhas do seu início até o seu fim. Filamentos são nuvens de material solar suspensas sobre o Sol por poderosas forças magnéticas. Apesar de notoriamente instáveis, os filamentos podem durar dias ou até mesmo semanas.

O Solar Dynamics Observatory da NASA, ou SDO, que observa o Sol 24 horas por dia, tem observado esse gigantesco filamento por alguns dias à medida que ele rotacional juntamente com o Sol. Se fosse esticado, o filamento poderia quase que dar a volta completa no Sol, com 1 milhão de milhas de comprimento, ou 100 vezes o tamanho da Terra.

O SDO capturou imagens do filamento em vários comprimentos de onda, cada um deles nos ajuda a identificar material de diferentes temperaturas no Sol. Olhando cada feição solar em diferentes comprimentos de onda e temperatura, os cientistas podem aprender sobre o que gera tais estruturas, bem como o que gera suas ocasionais erupções no espaço.

Observe as imagens e veja como o filamento aparece em diferentes comprimentos de onda. A imagem em marrom foi produzida pela mistura de dois comprimentos de onda da luz ultravioleta com comprimentos de onda de 193 e 335 Angstroms. A imagem vermelha mostra o comprimento de onda de 304 Angstrom da luz ultravioleta extrema.

Fonte:

http://www.nasa.gov/content/goddard/sdo-watches-giant-filament-on-the-sun/#.VDJtVvldXzh


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo