fbpx

Satélite Envisat Faz Imagem Em Alta Resolução de Novaya Zemlya – O Portão do Ártico

Novaya_Zemlya_archipelago_Arctic_Circle_node_full_image

observatory_150105Essa imagem do Envisat foi feita em 19 de Março de 2012 e mostra as ilhas alongadas do arquipélago de Novaya Zemlya na esquerda, a parte noroeste do continente Russo à direita e o Mar Kara coberto de gelo na parte central.

A Mar de Barents está na costa oeste fora das ilhas.

Localizado completamente dentro do Círculo Ártico, Novya Zemlya, é uma extensão das Montanhas Urais. A temperatura média varia de aproximadamente -22?C em Janeiro para pouco acima de 6?C em Julho.

Ursos polares e raposas polares podem ser encontradas aqui, juntamente com uma grande variedade de aves e gaivotas.

Novaya Zemlya é um importante local para a exploração Ártica. Desde meados dos anos 1800, os Russos mantêm estações científicas ali.

O engenheiro polonês Jan Nagórski, a primeira pessoa a voar de avião no Ártico, decolou para o seu voo pioneiro desde a parte noroeste de Novaya Zemlya em 1914.

O ambiente hostil do Ártico torna sua exploração difícil Atualmente, satélites podem fornecer uma série de informações sobre as regiões polares como a extensão do mar de gelo e podem assim facilitar a navegação e as comunicações.

Fonte:

http://www.esa.int/Our_Activities/Observing_the_Earth/Earth_from_Space_Gateway_to_the_Arctic

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .