fbpx
17 de setembro de 2021

Satélite Dione é Fotografado Pela Sonda Cassini Ao Lado de Saturno

A lua de Saturno, Dione navega em sua órbita e aparece na frente de seu planeta pai nessa bela imagem obtida pela sonda Cassini que investiga o sistema de Saturno.

O terreno repleto de crateras e marcas interessantes do hemisfério posterior de Dione, que tem 1123 quilômetros de diâmetro, pode ser visto na parte esquerda da lua nessa imagem. A imagem abaixo mostra em detalhe esse terreno em outra imagem de Dione feita pela sonda Cassini.

A pequena lua Telesto, com apenas 25 quilômetros de diâmetro é visível como um pequeno ponto branco acima e a esquerda dos anéis nessa imagem. Epimetheus, com 113 quilômetros de diâmetro aparece um pouco abaixo dos anéis perto do centro da imagem. Essa imagem foi feita com a sonda apontada para o norte, para o lado iluminado pelo sol dos anéis e um pouco acima do plano dos anéis.

A imagem foi feita com a câmera NAC da sonda Cassini que capta a luz visível no dia 18 de Julho de 2011. A imagem foi adquirida a uma distância de aproximadamente 2.2 milhões de quilômetros de Dione e o conjunto Sol-Dione-Cassini estava em fase com um ângulo de 37 graus. A escala da imagem é de 13 quilômetros por pixel.

Fonte:

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA14572

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo