fbpx

Salsicha de Gaia: A Galáxia Que Mudou a Forma da Via Láctea – Space Today TV Ep.1352

—————————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www2.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

—————————————————————————–

**** VAKINHA DOS ALUNOS DE PÓS EM ASTRONOMIA DA USP!

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/astronomos-da-usp-precisam-de-apoio-para-ir-ao-observatorio-eso

AJUDE O FUTURO DA ASTRONOMIA NO BRASIL!!!

—————————————————————————–

**** TWITTER DO PROFESSOR JORGE MELENDEZ DA USP – SIGA AGORA!!!

https://twitter.com/DrJorgeMelendez

—————————————————————————–

Há bilhões de anos atrás, as coisas não eram nada tranquilas na Via Láctea.

A galáxia estava no começo da sua vida, existiam muitas outras galáxias próximas, um processo conhecido como canibalismo galáctico era muito comum.

A Via Láctea se chocava e se fundia com várias outras galáxias e foi todo esse processo que acabou moldando a nossa galáxia como ela é hoje.

Mas como eram essas colisões, quais as grandes colisões que mudaram a Via Láctea, tudo isso é muito complicado de se descobrir.

Mas você lembram da missão Gaia da ESA, certo, a missão Gaia, lançou recentemente uma base de dados com a posição, o movimento e propriedades importantes de quase 2 bilhões de estrelas.

E isso é importante, pois, com esses dados é possível retroceder no tempo e entender como essas estrelas estavam há bilhões de anos atrás e isso pode nos dar uma excelente pista sobre as fusões pela qual a Via Láctea passou.

Com isso em mente um grupo de astrônomos fez isso, tentou contar a história da nossa galáxia por meio do movimento das estrelas.

Eles primeiro fizeram simulações da evolução da nossa galáxia mostrando as colisões e fusões pela qual ela passou e depois com os dados da Gaia, eles verificaram se o modelo feito fazia sentido.

Os resultados mostraram que há cerca de 8 a 10 bilhões de anos atrás, a Via Láctea colidiu, ou melhor fundiu, ou melhor ainda, canibalizou uma grande galáxia.

Essa galáxia alterou totalmente a forma que a nossa galáxia tinha.

Quando os astrônomos plotaram a posição e a velocidade das estrelas usando os dados da missão Gaia, eles viram que as estrelas se agruparam numa forma parecida com uma salsicha e por isso essa galáxia que se fundiu com a Via Láctea, ganhou o nome de Salsicha de Gaia.

Essa galáxia tinha aproximadamente 10 bilhões de vezes a massa do Sol, e embora a sabe-se que a Via Láctea já se fundiu com outras galáxias, essa era muito maior que todas as outras e foi responsável por grandes mudanças na galáxia em que vivemos.

As pequenas galáxias que se fundiram com a Via Láctea, eram muito pequenas para ter, por exemplo, aglomerados globulares, mas a Salsicha de Gaia não, ela era tão grande que possuía esses objetos que como já vimos são muito importantes para mostrar como uma galáxia evoluiu.

Os astrônomos continuarão estudando os movimentos da estrela para tentar caracterizar melhor essa grande galáxia que se fundiu com a Via Láctea e irão estudar também os possíveis aglomerados globulares dessa galáxia.

fonte:

https://phys.org/news/2018-07-gaia-sausage-major-collision-milky.html (nesse link você encontra uma série de artigos)

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.