Saiba Tudo Sobre O Ingenuity – O Helicóptero Marciano

Os controladores da missão do rover Perseverance da NASA no Jet Propulsion Laboratory em Pasadena na Califórnia, receberam o primeiro relatório de estado do Ingenuity Mars Helicopter, que pousou atracado na barriga do rover Perseverance da NASA, nesse dia 18 de fevereiro de 2021, na Cratera Jezero em Marte. O link com os dados chegou na Terra às 20:30, hora de Brasília através da conexão feita pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA, a MRO, e indica que tanto o helicóptero, que irá continuar preso ao rover pelos próximos 30 a 60 dias e a sua estação, uma caixa elétrica no rover que irá fazer a comunicação entre o helicóptero e a Terra, estão operando como esperado.

Os controladores da missão focaram em dois dados principais, o estado da carga das baterias do Ingenuity, bem como a confirmação de que a base de operação está operando como programado, comandando os aquecedores para desligar e ligar mantendo a parte eletrônica do helicóptero funcionando dentro de um intervalo pré-estabelecido. Ambos parecem estar funcionando muito bem, e com esse relatório positivo, é possível continuar as atividades, a próxima será então carregar as baterias do helicóptero.

Garantir que o Ingenuity tenha um pouco de energia guardada para manter o seu aquecimento e outras funções vitais enquanto também mantém saudável a bateria é essencial para o sucesso da sua missão em Marte. A carga de 1 hora faz com que as baterias do helicóptero carreguem cerca de 30% da sua capacidade total. Alguns dias depois disso, elas serão carregadas novamente até 35%, com futuras sessões de cargas planejadas para acontecerem semanalmente enquanto o helicóptero ainda está atracado ao rover. Os dados que serão enviados durante a carga que será dada ao rover nesse sábado, dia 20 de fevereiro de 2021 serão comparados com as sessões de carga dadas durante a viagem até Marte para ajudar a equipe da planejar as futuras sessões de carga do helicóptero.

Como boa parte do helicóptero de quase 2 kg, as seis baterias de íons de lítio que ele leva são encontradas em qualquer lugar. Elas atualmente recebem carga do suprimento de força do rover. Assim que o Ingenuity for liberado na superfície marciana, as baterias do helicóptero serão carregadas somente pelo seu painel solar.

Depois que o Perseverance liberar o Ingenuity na superfície, o helicóptero terá então uma janela de 30 dias marcianos, 31 dias terrestres para fazer seus voos experimentais. Se o Ingenuity sobreviver às suas primeiras noites congelantes em Marte, onde a temperatura chega a -90 graus Celsius, a equipe irá proceder com o primeiro voo de um helicóptero em outro planeta.

Se o Ingenuity decolar e voar no seu primeiro voo, pode-se dizer que mais de 90% dos objetivos do projeto foram alcançados. Se o helicóptero pousar com sucesso e se manter operacional, mais 4 voos podem ser tentados, cada um desses voos sendo feito, de acordo com o sucesso do voo anterior.

A equipe do Ingenuity está num território desconhecido, mas todos estão preparados para isso, tudo que será feito desde a primeira tentativa de voo até a conclusão do projeto será inédito, e cada tentativa deve ser bem sucedida para que se possa avançar para a próxima. Por enquanto a equipe está aproveitando a boa notícia, o helicóptero sobreviveu aos 6 meses de viagem até Marte, está bem, saudável, e assim já passaram para a etapa seguinte de carregar as baterias, e é assim que uma prova de tecnologia avança.

A próxima geração de helicópteros marcianos, os descendentes do Ingenuity, poderão adicionar uma dimensão aérea para a futura exploração de Marte. Esses veículos robôs aéreos, oferecerão um ponto de vista único, que não é dado pelas sondas em órbitas e nem pelos rovers ou landers, no solo marciano, será possível fazer imagens de alta definição, acessar locais difíceis, ajudar astronautas e rovers nas suas missões, ou seja, realmente é um novo tipo de exploração de Marte.

O Ingenuity Mars Helicopter foi construído pelo Jet Propulsion Laboratory da NASA no sul da Califórnia, que também gerencia a prova de tecnologia para a sede da NASA em Washington. Os centros Ames e Langley da NASA forneceram as análises de performance de voo e a assistência técnica ao helicóptero. A AeroVironment Inc., a Qualcamm, a Snapdragon, e a SolAero, também deram uma assistência no desenho de componentes do helicóptero. O Mars Helicopter Delivery System foi desenhado e construído pela Lockheed Space Systems em Denver no Colorado.

Para mais informações sobre o Ingenuity, visite:

https://go.nasa.gov/ingenuity-press-kit

https://mars.nasa.gov/technology/helicopter

Fonte:

https://www.jpl.nasa.gov/news/nasas-mars-helicopter-reports-in

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.