Ruptura Na Crosta da Terra Causada Por Sismo na Califórnia É Registrada do Espaço

Um dos poderosos terremotos que atingiram a Califórnia na última semana, criaram uma rachadura na crosta do planeta Terra que se tornou visível do espaço.

Fotos feitas no sábado, dia 6 de Julho de 2019, por pequenos satélites Dove de observação da Terra, que foram construídos e são operados pela empresa Planet baseada em San Francisco, mostra uma nova ruptura na superfície perto da cidade de Ridgecrest a cerca de 200 quilômetros a nordeste de Los Angeles.

Um dia antes, a região de Ridgecrest foi agitada por um tremor de magnitude 7.1, o mais poderoso terremoto que atingiu o Sul da Califórnia em duas décadas. Esse sismo do dia 5 de Julho de 2019, não foi o único, na quinta-feira, dia 4 de Julho de 2019, a região experimentou um sismo de magnitude 6.4 que foi seguido por réplicas menos poderosas.

O sismo danificou algumas construções perto do epicentro mas aparentemente não causou sérios problemas, de acordo com o jornal Los Angeles Times.

Os cubesats Dove da Planet são pequenos mas extremamente capazes. O corpo do satélite é menor que um pedaço de pão, mas suas câmeras têm resolução de 3 a 5 metros. A empresa Planet atualmente tem mais de 100 satélites Dove na órbita baixa da Terra, cujas imagens são vendidas para uma grande variedade de clientes.

Fonte:

https://www.space.com/ridgecrest-earthquake-satellite-photos-planet.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.