Rover Opportunity da NASA em Marte a 9 Anos Quebra Recorde de Distância Percorrida de 40 Anos

opportunity_recorde_01

observatory_150105Enquanto os astronautas da missão Apollo 17 Eugene Cernan e Harrison Schmitt vistavam a Lua por três dias, em Dezembro de 1972, eles dirigiram o Veículo Lunar por 35.744 quilômetros. Essa era até ontem a maior distância já percorrida por um veículo da NASA em outro mundo além da Terra.

A equipe que opera o Mars Exploration Rover Opportunity da NASA recebeu ontem a confirmação, via uma transmissão de Marte que o rover havia completado seu percurso programado de 80 metros. Desse modo o odômetro do Opportunity desde que pousou em Marte em Janeiro de 2004, marca hoje 35.760 quilômetros.

Cernan discutiu esse feito a alguns dias atrás com o membro da equipe do Opportunity Jim Rice do Goddard Space Flight Center da NASA, em Greenbelt, Md. O astronauta da Apollo 17, disse: “O recorde foi estabelecido com o veículo lunar, para ser quebrado, e eu estou muito feliz e orgulhoso de ver o rover Opportunity quebrar essa barreira”.

O recorde internacional de distância percorrida em outro mundo ainda é da sonda remota da então União Soviética Lunokhod 2, que viajou 37 quilômetros na superfície da Lua em 1973.

O Opportunity começou essa semana uma tarefa de caminhar de uma área onde tem trabalhado desde meados de 2011, o segmento Cape York do anel da Cratera Endeavour para uma área localizada 2.2 quilômetros dali, conhecida como Solander Point.

O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia o Mars Exploration Rover Project para o Science Mission Directorate da NASA, em Washingotn. O JPL também gerencia o Mars Science Laboratory Project e seu rover o Curiosity, que pousou em MArte em Agosto de 2012.

Para mais informações sobre o Opportunity visite http://www.nasa.gov/rovers e http://marsrovers.jpl.nasa.gov . Você pode seguir o projeto no Twitter ou no Facebook em: http://twitter.com/MarsRovers e http://www.facebook.com/mars.rovers .

opportunity_recorde_02

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?release=2013-166&cid=release_2013-166

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.