Rover da Missão Mars 2020 Tem Seu Mastro de Instrumentos Instalado

Nessa imagem, feita em 5 de Junho de 2019, é possível ver os engenheiros do Jet Propulsion Laboratory da NASA, em Pasadena, Califórnia, fazendo uma selfie, depois de terem instalado o mastro de sensoriamento remoto ao rover da missão Mars 2020 na sala limpa High Bay 1 do Spacecraft Assembly Facility. A integração completa do mastro, um processo que incluiu a instalação dos sensores dos instrumentos científicos, toda a fiação elétrica, continuou durante a semana e foi concluída em 11 de Junho de 2019.

Durante o lançamento da missão Mars 2020, o cruzeiro interplanetário, e rápida e quente descida até a superfície de Marte, o mastro estará deitado sobre o deck do rover. Logo depois de tocar a superfície de Marte, o mastro que tem cerca de 2.2. metros de altura, será erguido, para colocar na posição a SuperCam, a Mastcam-Z e os instrumentos Mars Environmental Dynamics Analyzer, bem como as 4 câmeras de engenharia Navcam.

A missão Mars 2020 será lançada da Cape Canaveral Air Force Station na Flórida em Julho de 2020, e pousará na Cratera Jezero, em Marte, em 18 de Fevereiro de 2021.

Na missão, o rover irá levar um sistema de coleta e armazenamento que coletará rochas e amostras de solo marciano e deixará essas amostras no superfície do planeta para que que possam ser trazidas para a Terra em missões subsequentes. A Mars 2020 também será a primeira sonda na história da exploração planetária, com a habilidade de precisamente reavaliar seu local de pouso durante a sequência de pouso, tecnologia essa que é essencial para as missões tripuladas para a Lua e para Marte.

Os planos da NASA estão baseados em usar a missão Artemis para retornar os astronautas para a Lua em 2024, estabelecer a presença humana no nosso satélite em 2028. E tudo que se aprender durante esse retorno para a Lua será usado para preparar o envio de astronautas para Marte.

O JPL está construindo e irá gerenciar as operações da Mars 2020 para o Science Mission Directorate da NASA em Washington.

Se você quer mandar o seu nome para Marte a bordo da Mars 2020 até 30 de Setembro você pode preencher o seu nome na lista, em:

https://go.nasa.gov/Mars2020Pass

Para mais informações sobre a missão acesse:

https://mars.nasa.gov/mars2020/

Fonte:

https://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=7426

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.