Rover Curiosity Transmite Pela Primeira Vez Na História Uma Música de Outro Planeta

Pela primeira vez na história, uma música gravada foi transmitida de volta para a Terra a partir de outro planeta. Estudantes, convidados especiais, e a imprensa se reuniu no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena na Califórnia para ouvir a música Reach for the Stars do canto Will.I.am que foi transmitida de Marte pelo rover Curiosity.

O administrador da NASA Charles Bolden chamou a atenção do público num vídeo encorajando aos estudantes estudarem ciência, tecnologia, engenharia e matemática, conjunto de matérias em inglês que tem a sigla STEM. “Marte sempre nos facionou, e as coisas que o rover Curiosity têm nos dito sobre ele farão com que possamos aprender mais sobre se foi possível ou não que a vida tivesse existido ali em algum momento”, disse Bolden. “E o que os futuros exploradores humanos podem esperar. Will.I.am nos deu a primeira música da nossa playlist de exploração de Marte”.

Na solenidade de abertura, o Administrador Associado da NASA para Educação e o astronauta do ônibus espacial Leland Melvin disseram, “Acredito que não haja melhor forma de honrar a vida e o legado de um pioneiro da NASA como Neil Armstrong do que inspirar os estudantes a seguirem o seu caminho. Aquela primeira pegada que Neil colocou na superfície da Lua deixou uma marca profunda na história. Talvez um dos nossos estudantes  aqui hoje, ou assistindo a essa transmissão pela NASA TV será o primeiro a colocar seu pé em Marte e continuar a busca humana pela exploração”.

Músico e empresário, Will.i.am também compartilhou seus pensamentos sobre o fato da música “Reach for the Stars” tornar-se a primeira música interplanetária e um hino para a educação da NASA. O cantor é conhecido por ser um defensor da educação da ciência e da tecnologia. Ele disse. “Hoje estamos falando sobre inspirar pessoas jovens a levarem suas vidas sem limites para colocarem seus potenciais e para buscar uma colaboração entre a humanidade e a tecnologia através da educação. Eu sei que meu objetivo é inspirar pessoas jovens, pois sei que elas me inspirarão de volta”.

Depois de completar uma jornada de mais de 700 milhões de milhas da Terra a Marte e voltar, a abertura orquestrada da música “Reach to the Stars” preencheu o auditório. O evento faz com que continue o interesse mundial a respeito da missão Curiosity.

Os engenheiros da NASA falaram para a audiência sobre a missão do rover Curiosity, e sobre os sistemas de engenharia e da mecânica orbital envolvida em fazer com que a música fosse enviada de volta desde Marte. Os estudantes tiveram a oportunidade de questionarem todos os participantes do programa.  Mais cedo, nesse mesmo dia, os estudantes receberam um tour guiado do JPL onde puderam ver modelos do rover e aprender mais sobre as opções de carreira das disciplinas STEM.

Durante o evento a Angel Foundation and Discovery Education de Will.i.am anunciou uma iniciativa de 10 milhões de dólares em classes de educação que irão atingir 25 milhões de estudantes anualmente, incluindo muitas comunidades carentes.  Focado nos temas educacionais da linha STEAM (Science, technology, engineering, arts and mathematics) a iniciativa da Discovery Education incorporará o conteúdo da NASA e temas ligados a exploração espacial como parte do currículo.

Para mais informações sobre os programas educacionais da NASA, visite:  http://www.nasa.gov/education

O California Institute of Technology em Pasadena gerencia o JPL para a NASA.

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2012-262&cid=release_2012-262&msource=2012262

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.