Rover Curiosity Faz Imagem de Rampa no Hidden Valley Mostrando Seu Novo Alvo de Perfuração, Bonanza King


pia18600_0


observatory_1501051As pálidas rochas localizada no primeiro plano dessa imagem obtida com uma lente olho de peixe pelo rover Curiosity da NASA inclui o alvo designado de Bonanza King que está sendo considerado para se tornar a quarta rocha a ser perfurada pela missão Mars Science Laboratory. Nenhum outra missão coletou amostras de material do interior das rochas de Marte. O Curiosity, depois de perfurar o seu alvo, recolhe a rocha pulverizada e leva essas amostras para os instrumentos de um laboratório analítico presente no interior do rover.

A câmera frontal do Curiosity, conhecida como Hazard Avoidance Camera, ou HazCam, que tem uma lente de grande angular, registrou essa imagem no dia 14 de Agosto de 2014, durante o dia de trabalho em Marte, ou Sol, número 719. A imagem mostra a região na direção sul, com o rover olhando para baixo numa rampa localizada na parte final nordeste de um terreno coberto por areia e denominado de Hidden Valley. Os rastros das rodas  mostram onde o Curiosity passou pelo vale, e depois de uma manobra, retornou, para a posição em que se encontra, manobra essa que aconteceu no começo do mês de Agosto de 2014. Os maiores pedaços de rochas individuais em primeiro plano possuem alguns centímetros de diâmetro. Para se ter noção da escala, a roda dianteira esquerda do rover, visível na parte esquerda da imagem, tem 0.5 metros de diâmetro. Um mapa mostrando o Hidden Valley é mostrado abaixo.


PIA18408


O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia o Mars Science Laboratory Project para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O JPL desenhou e construiu o rover Curiosity que faz parte do projeto e a NavCam do rover.

Fonte:

http://www.nasa.gov/jpl/msl/pia18600/#.U_KtPfldV8E


alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.